O setor bancário da Nigéria - Os sintomas de uma trituração de crédito em meio de excesso de liquidez

Na sequência das reformas em curso no sector bancário da Nigéria, várias publicações têm sido feitas sobre a maneira de a miríade de desafios que a indústria enfrenta. Lembro-me vivamente que, em um artigo publicado algures no ano passado, eu tentei chamar a atenção para as prováveis implicações económicas e financeiras da fiança fundos para fora injetada pelo Banco Central da Nigéria. Minha posição era de que isso poderia levar a uma situação de excesso de liquidez no sector bancário e da econo
Meu argumento baseava no fato de que a injecção de fundos da ajuda não era apoiado por qualquer actividade económica real, portanto, em termos económicos, não tem nenhum valor real. O efeito líquido dos fundos de intervenção é, basicamente, o aumento do quantum de dinheiro em circulação associada a um aumento significativo na confiança dos depositantes. Além de que muito mais esforço é necessário para que a reforma tenha um efeito global. Minha opinião era de que as estratégias e os mecanismos necessários para ser desenvolvido para assegurar que os fundos de intervenção conduzir a uma consequente impacto positivo na indústria e na economia.

Com as informações recentes filtrar sobre o sistema bancário, parece que temos um cenário onde a maioria dos bancos têm excesso de liquidez e ainda a comunidade de empréstimo ainda vive crise de crédito sério. O objetivo principal da intermediação financeira para que os bancos existem, como tal, quase derrotado. Argumenta-se que a maioria dos gerentes bancários tornaram-se avessos ao risco e preferem investir em seguro de curto prazo de instrumentos financeiros, em vez de emprestar dinheiro para os mutuários.

Condições de financiamento para os mutuários sejam tão rigorosos que é quase impossível obter um empréstimo de um banco. O efeito líquido é que os bancos acabam com liquidez muito no encerramento dos negócios em uma base diária, semanal e mensal.

Mas o lado negativo do cenário acima é que desde muito a atenção foi centrada no lado de liquidez do sistema bancário, haverá um efeito negativo sobre o lado rentabilidade. Ao longo do tempo, é muito provável que a maioria dos bancos nigerianos experimentarão encolhimento da rentabilidade. Isso tudo será evidente no ramo, zonal e regional de operações bancárias. A métrica global utilizado para medir o desempenho pode revelar maus resultados, apesar do árduo trabalho desenvolvido pelos agentes de uma filial ou unidade.

O mergulho recente queda nas taxas de juros também significam que os gerentes de banco deve procurar mais criativas e inovadoras formas de break-even. Bancos terão de evitar que os fundos que são considerados caros e, portanto, pouco atraente na atual dispensação. No entanto, o Banco Central da Nigéria tem a responsabilidade de promover os empréstimos bancários ao sector real da economia. Enquanto as reformas iniciadas pela CBN conseguiu manter a confiança dos depositantes no sistema financeiro, ele também conseguiu minar a confiança do banqueiro para emprestar. A maioria dos gerentes do banco se sentem mais seguras segurando a fundos que, em vez de emprestá-lo para fora para as empresas.

Isto é que reside o desafio para o regulador. Talvez alguma forma de sistema de garantia de empréstimo só poderá ser exigido para sectores prioritários, entre outras medidas.

gerentes de banco deve observar que a liquidez e trabalhar rentabilidade em cross-purposes. A maior liquidez que você mantenha, a menor rentabilidade que você faz. Assim, a boa gestão financeira sempre busca um equilíbrio entre a liquidez ea rentabilidade. O dilema de enfrentar todos os gerentes de negócio é que tanto uma elevada liquidez e alta rentabilidade é desejável. No entanto, mais do que você procurar, a menos dos outros que você começa.

Quanto aos gestores das instituições financeiras no sector bancário da Nigéria, é hora de prestar atenção boa rentabilidade que a sobrevivência a longo prazo de qualquer empresa é com base nesta. modelos de negócios precisam ser cuidadosamente avaliada em função das circunstâncias e em que ações corretivas são necessárias, as decisões devem ser tomadas a esse respeito.

No comments:

Post a Comment