Aumento do Salário Mínimo Albânia - uma medida radical, com resultados mistos

Este choque inesperado permite uma experiência de laboratório "em fatores microeconômicos, como a procura ea oferta de trabalho, perda de emprego e ganho, e eficiente - ou" justo "- salários. Mas a medida também teve repercussões drásticas para os agregados macroeconômicos, como a produção e os preços, os gastos do governo e das receitas fiscais.

Isso nos traz de volta para o corretor de seguros. Embora a maioria dos trabalhadores com salários baixos são os trabalhadores não qualificados em
O aumento do salário mínimo foi, portanto, uma tentativa do governo para combater essa evasão fiscal. O governo também teve como objetivo comprimir distribuição salarial: até 2007, a fracção de trabalhadores assalariados, o salário mínimo subiu para 35% em apenas 10% em 2006.

Tais mudanças significativas nos salários relativos tendem, no entanto, para trazer turbulência nos mercados de trabalho. Na Albânia, a constante tendência ascendente no emprego quebrou abruptamente no início de 2005, coincidindo com o primeiro reajuste salarial mínimo. Obviamente, uma miríade de outros fatores que o salário mínimo, tais como a recessão global, podem influenciar o emprego.

Os efeitos do mercado

Ao analisar os efeitos no mercado de trabalho, veremos que o resultado direto do aumento do salário mínimo foi a queda na demanda por trabalhadores qualificados entre 1% e 3%, especialmente entre as pequenas empresas em regiões deprimidas. Baixa demanda de trabalho, por sua vez, aumentou a probabilidade de que trabalhadores de baixa renda seria deixar ir. Trabalhadores que ganham 30% a 60% do novo salário mínimo duas vezes mais propensos a perder os seus empregos como trabalhadores do grupo controle, com salários um pouco mais alto (110% -125% do salário mínimo).

A probabilidade de que os desempregados a encontrar emprego pode, teoricamente, ir de qualquer forma depois de um aumento do salário mínimo. Por um lado, melhores perspectivas salariais para os menos qualificados desempregados pode aumentar a intensidade da sua procura de emprego ou a sua vontade de sair do desemprego - um efeito colateral da oferta muito enfatizada pelo governo. Por outro lado, a destruição dos empregos de baixos salários diminui a demanda para a entrada no mercado de trabalho. O efeito negativo da procura superado o efeito positivo da alimentação: trabalhadores de baixa renda foi de 14 pontos percentuais a menos provável encontrar um emprego após o desemprego do que os trabalhadores de baixa qualificação. Globalmente, o aumento do salário mínimo se deteriorou significativamente as possibilidades de emprego das pessoas no extremo inferior da distribuição salarial.

Efeitos macroeconómicos

Para examinar os efeitos indiretos macroeconómico do aumento do salário mínimo sobre as receitas fiscais do trabalho, os preços, o PIB eo défice orçamental, vamos construir um sector multi modelo de equilíbrio geral da economia albanesa. O modelo das empresas de impostos evitar comportamento, eu assumo que uma fração do que apenas as empresas pagam impostos e contribuições para a segurança social com base no salário mínimo. Como eles não têm medidas directas ou estimativas fiáveis da importância desse fenômeno, eles variam esta fração entre 60% e 90%.

O impacto do aumento do salário mínimo 2007 é de tal ordem que, como a demanda por trabalhadores de baixa qualificação cai, cai de emprego global de 0,6% -1,1%. A evasão fiscal mais na economia, quanto mais cair, porque o aumento do salário mínimo significa um aumento de impostos sobre o trabalho eficaz.

Mesmo que as empresas são capazes de passar em alguns de seus aumento de custo do trabalho para os clientes, a lucratividade das empresas e, portanto, cai o investimento. Isto tem um impacto negativo sobre o PIB real, que diminui de 0,5% - 1%. Ao mesmo tempo, por causa do aumento dos custos do trabalho, dos consumidores o aumento dos preços de 0,5% - 1%.

Quanto ao orçamento do governo, as receitas provenientes dos impostos trabalhistas eo aumento contribuições para a segurança social em 0,1% -0,3% do PIB (2005-2006), dependendo em grande parte como grande parte da economia está envolvida em evasão fiscal. Esta é uma quantia pequena em comparação com a magnitude do aumento e as esperanças do governo de que poderia substancialmente "branquear" o setor de cinza. O aumento só poderia ter um maior efeito sobre as receitas fiscais se está disposto a assumir que mais de 90% das empresas estavam jogando o jogo do salário mínimo, que é uma percentagem excessivamente grandes.

Em geral, porque o valor acrescentado impostos compõem 35% das receitas fiscais e corporativos e de valor acrescentado declínio receitas fiscais em termos reais, as receitas fiscais totais mantêm-se inalterados ou diminuir ligeiramente (0,3%). Desde que a estrutura das despesas governamentais é assumido permanecem fixos, o défice orçamental é praticamente inalterada. Isso provavelmente subestima os custos orçamentais decorrentes do aumento do salário mínimo, já que muitos benefícios previdenciários indexados ao salário mínimo.

Quem beneficiou com essa política no final? Mesmo os trabalhadores com salários baixos face de uma combinação de melhores perspectivas salariais e segurança no emprego se deteriorou, os sortudos o suficiente para manter seu emprego certamente deve ter vindo a ascensão significativa em seu salário real. No entanto, contrariamente às expectativas do governo e da crença popular, as receitas fiscais e que o défice orçamental não foram afetados significativamente.

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